terça-feira, 5 de junho de 2012

O Programa





Como parte do esforço da atual gestão estadual em desenvolver e contribuir diretamente para a geração de emprego, renda e riqueza, inclusão social, redução da pobreza, e melhoria da qualidade de vida do maranhense, foi criado o Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão estruturado em duas fases. Na primeira, o Programa prioriza a educação inicial e continuada e técnica voltada para os setores econômicos da indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária. E na segunda, será ampliada a sua atuação e abrangência de acordo com a evolução do cenário socioeconômico maranhense.
O principal objetivo deste Programa é promover a capacitação profissional das pessoas a fim de que pelo menos dois terços das vagas ofertadas sejam preenchidas por trabalhadores maranhenses. Para tanto, o Programa recomenda uma relação de pelo menos dois formandos para cada vaga de emprego formal identificada e ofertada pelo mercado.
Uma das principais orientações do Programa, consiste na otimização da capacidade educacional instalada pública (federal, estadual e municipal) e privada, por meio de parcerias e compartilhamento de instalações e equipe de professores harmonizados diretamente com a demanda.
O Programa contempla  ainda uma matriz de projeção de recursos humanos,  a partir de cuidadosa quantificação e caracterização da demanda (atual e futura até o ano 2014), além de identificar e dimensionar  a oferta de educação profissional no Estado. Os resultados desta matriz de projeção sugerem complementações da oferta de educação em alguns municípios maranhenses, selecionados com base em critérios técnicos e na existência de empreendimentos instalados.
Na definição dos desafios, estratégias e metas, a equipe de elaboração do Programa analisou dados estatísticos primários e secundários, indicadores e informações da realidade estadual. Paralelamente, este Programa sugere um sistema de governança contínuo para a execução e supervisão das metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário